quinta-feira, 11 de junho de 2009

Para o dia 22 de junho














Em 22 de junho, os alunos escreverão um desenvolvimento 1 depois de alguns terem entregado uma introdução referente ao Enem de 2000, um dos mais difíceis.

Para começar, esse desenvolvimento terá três linhas, e o aluno, nessas três linhas, dará ao leitor a imagem de uma palavra-gancho da introdução. Em sala, foi dado esse exemplo por alunos do terceiro ano.

Abaixo, a fusão, elaborada por mim, de duas introduções de dois alunos.

O Brasil passa, há muito tempo, por um problema que atinge a classe social mais baixa: a marginalização de crianças. Segundo a Constituição brasileira, elas possuem o direito à convivência familiar. Entretanto, a rua, "lar" que não crê em Papai Noel ou em coelhinho da Páscoa, compara a mãe à fantasia - ela não existe.

Os alunos escreveram de forma clara, organizada, por isso houve pouquíssima intervenção minha nos textos deles.

Pois bem, depois dessa introdução, as três primeiras linhas do desenvolvimento 1, com imagem, visualização, conteúdo concreto, dia 22 de junho, um tempo.

Depois, no segundo tempo, ainda no dia 22 de junho, mais três linhas do desenvolvimento 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores