quarta-feira, 13 de maio de 2009

Teatro & Teatro & Teatro & Teatro






















Diretor do grupo Ventoforte, Ilo Krugli
Foto de Debora Mangrich

Amados alunos, convido teus inocentes olhos a irem a um espaço charmoso, a Usina de Arte João Donato. Deixem tuas pupilas serem abertas pela inquietude do tetaro. No dia 24 de maio, domingo, estaremos lá para alegrar a sensibilidade.

Que se abram as cortinas... de teus olhos!!!

Neste dia, negaremos a TV para que nossos olhos se abram para as cenas sedutoras do palco. Será muito bom. Agora, leia esta matéria da repórter Nattércia Damasceno.

Festival Teatro Ventoforte é realizado no Acre

De hoje a 31 de maio, a Usina de Arte João Donato e o teatro Plácido de Castro serão palco do Festival Teatro Ventoforte. Serão seis apresentações que envolvem teatro, dança e música. Os espetáculos são destinados ao público adulto e infantil, com entradas a R$ 5 (inteira) e R$ 2,5 (meia).

Logo mais à noite acontecerá o lançamento do livro Mistério no Fundo do Pote ou Como Nasceu a Fome na Usina de Arte e, em seguida, o espetáculo com o mesmo nome. A direção é do artista e criador do grupo, Ilo Krugli.

Há 35 anos na estrada, o grupo paulista Ventoforte traz em suas apresentações uma mistura de artes plásticas, música e poesia, utilizando elementos simples, como jornais e materiais usados. A formação conta com mais de 20 artistas, que se revesam entre as representações. Krugli e alguns integrantes estiveram no Acre no ano passado pelo Projeto Palco Giratório, mas é a primeira vez que eles realizam esta quantidade de espetáculos no Estado.

O Ventoforte surgiu em 1974, ainda sem nome definido. Após seu primeiro espetáculo, História de Lenços e Ventos, os artistas receberam uma crítica no Jornal do Brasil, assinada pela escritora Ana Maria Machado, intitulada “Ventos fortes no teatro para crianças no Rio”. Foi daí a inspiração.

Além dos espetáculos, está sendo oferecida a oficina Integração de Linguagens Individuais e Coletivas – uma vivência de teatro e artes plásticas, ministrada por Krugli. O curso aconteceu nos dias 12 e 13, mas se repete nos dias 19, 20 e 27.

Para o artista Cláudio Cabrera, que acompanha o grupo há 18 anos e já confeccionou cerca de 500 bonecos para as peças, o Ventoforte é marcado pela forte textualidade e atrai vários públicos. “Os textos são poéticos, com caráter simbólico e fazem os adultos reconhecerem sua infância”, explica.

Um comentário:

Seguidores