sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Enem e a Ufac


Matéria de Freud Antunes

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidirá na próxima semana se o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substituirá ou não o tradicional vestibular.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição de ensino, estão previstas duas reuniões, sendo uma na segunda-feira e a outra na terça-feira.

Um membro do colegiado adiantou à equipe de reportagem do jornal A TRIBUNA que foram realizados outros encontros para tratar do assunto, mas ainda o clima é de indecisão.

O suspense também chegou à Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), que espera o posicionamento do Conselho Universitário para começar os trabalhos para o próximo vestibular.

Nos corredores da Ufac, a maior parte dos professores é contra a implantação do Enem como método de seleção, uma argumentação que tomou corpo depois da divulgação dos resultados das provas realizadas no ano passado, mostrando que as escolas públicas acrianas ficaram abaixo da média nacional.

Em entrevistas anteriores, a reitora Olinda Batista disse ser contra a mudança ainda para este ano. Ela também defendeu uma discussão ampla com a sociedade organizada para saber a opinião da comunidade.

Enquanto não há decisão, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo de adesão das universidades ao Enem para até o final do mês. O prazo deveria expirar no dia 13.

O novo Enem, como seleção de alunos para as universidades federais, prevê a concorrência com os candidatos de outros Estados. Nesse método, cada estudante poderá utilizar a sua pontuação para tentar uma vaga em cinco instituições diferentes e em cinco cursos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores