sábado, 11 de abril de 2009

Fazer em sala e em casa


Os alunos não souberam fazer o que pedi, que foi uma compreensão das estrofes da página 21 que estão no livro "Auto de São Lourenço", de José de Anchieta. Percebo que meus alunos não entendem o básico sobre essa peça de teatro.

Vocês escreveram que São Sebastião colocou fogo nos cristãos, o que não é verdadeiro. As canoas em que a divindade ateou fogo foram as dos tamoios, aliados dos franceses, inimigos dos portugueses e de São Sebastião.

Abaixo, deixo para teus olhos minha humilde compreensão sobre as estrofes.

Na página 21, primeira estrofe, Aimbirê fala da guerra da Guanabara. Na história, os tamoios, aliados dos franceses, perderam para os portugueses por intervenção divina de São Sebastião. Os versos referem-se, portanto, a esse período, 9 de julho de 1566 quando a divindade cristã ateia fogo nas canoas (nelas) dos tamoios, espantando-os. “Não ficou ninguém no lugar da batalha.”

Na segunda estrofe, na fala de Guaixará, os cristãos não amam as leis de Deus, por isso pede a Aimbirê para atentar os temiminós a fim de que deixem seu criador. Guaixará diz que irá primeiro, mas Aimbirê se opõe, afirmando que “nosso espião” irá primeiro para visitar o interior de todas as ocas. O espião, Sarauaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores